Carreira, Liderança e Trabalho em Equipe

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

    Competências técnicas e desempenho

    Peixoto
    Peixoto
    Admin


    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 06/09/2012
    Localização : Salvador

    Competências técnicas e desempenho Empty Competências técnicas e desempenho

    Mensagem  Peixoto Dom Set 09, 2012 3:25 pm

    Para nós, mais que as evoluções tecnológicas, a transformação mais relevante parece ser a importância dada à crescente integração dos desempenhos produtivos à competência técnica. Tivemos oportunidade de chamar essa evolução de desenvolvimento da dimensão gerencial da qualificação, o que é coerente com o modelo de competência.

    Com efeito, o assalariado precisa conseguir integrar os objetivos de desempenho estabelecidos pela empresa em seus atos técnicos quando assume responsabilidade na situações profissionais. Por exemplo, caso seja preciso conseguir desempenhos em qualidade, ou em prazos, a maneira de regular e controlar o processo de produção vai influir sobre o modo de conseguir garantir essa qualidade.

    Para tanto, pode-se ter uma versão "alta" e uma versão "baixa" da relação do contexto com o desempenho:

    • Versão "alta": O assalariado pode dar sentido aos parâmetros de desempenho que deve seguir, pois conhece e avalia o contexto econômico que gera a coerência desses parâmetros. Pode, conforme as circunstâncias, modificar esses parâmetros, e mesmo modificar as soluções para obtenção do desempenho esperado, ou ter capacidade de julgar as margens de variações toleráveis no desempenho esperado. Fica nesse caso, muito atento às condiçõe que permitem alcançar com eficácia esse desempenho, logo, muito atento à qualidade de seu próprio trabalho e ao que pode garanti-la.


    • Versão "baixa": O assalariado ignora os dados do contexto e as implicações da estratégia da empresa e deve acatar "mecanicamente" parâmetros técnicos, sem poder dar-lhes um sentido, tendo muitas vezes que atuar sob forte pressão de tempo.


    Tem-se, então, uma versão "ativa" e uma versão "passiva" no que concerne à relação do desempenho com o contexto. E, por conseguinte, graus diferentes de profissionalismo e de qualidade das condições de trabalho. Nos dois casos, pode-se chamar esse tipo de competência de competência técnica que produz desempenho econômico. E essa tendência, isto é, a importância crescente dada à competência técnica, em estado pouro, tem importância profissional cada vez menos significativa, A técnica pura segue importante em nível dos conhecimentos, mas menos importante quando se trata das competências. A escolha entre a versão "ativa" e a versão "passiva" faz sobressair a importância das condições de trabalho na evolução considerada.


      Data/hora atual: Qui Out 31, 2024 8:45 pm